As teorias de segurança do trabalho confirmam que a complexidade interativa dos empregados nas empresas, os comportamentos e os fatores organizacionais e de gestão, assim como, a cultura organizacional, entre outros, favorecem o baixo desempenho da Segurança do Trabalho.
Estas teorias também têm demonstrado que mesmo havendo suficiente conhecimento dos empregados sobre a Segurança do Trabalho, os comportamentos podem não ser os esperados pela empresa. Para aprimorar o desempenho em Segurança do Trabalho é necessário aprimorar as práticas e os comportamentos.
Para isso, é necessário conhecer a Cultura de Segurança do Trabalho e internalizar a Segurança do Trabalho como um valor.
Nossos Serviços
Diagnóstico da Cultura de Segurança do Trabalho.
Identificação do Índice de Maturidade da Cultura de Segurança do Trabalho, com o objetivo de medir o grau de internalização do valor Segurança do Trabalho na cultura da empresa.
Diagnóstico do engajamento das lideranças e dos colaboradores.
Desenvolvimento do Plano de Ação para a gestão da Cultura de Segurança do Trabalho, estabelecendo diretrizes estratégicas e táticas para a gestão da Cultura de Segurança do Trabalho.
Internalização da Cultura de Segurança do Trabalho.
Treinamentos comportamentais.
Criação de indicadores da Cultura de Segurança do Trabalho.
Desenvolvimento de Programas de Reconhecimento.
Manifesto de Cultura de Segurança do Trabalho.
Com base em estudos das definições de Cultura de Segurança do Trabalho na identificação de temas-chave, a DEDIX desenvolveu o Índice de Maturidade com o objetivo de medir o nível de internalização do valor Segurança do Trabalho na cultura da empresa.
O modelo IMCSA da DEDIX possuí 9 DIMENSÕES para medir o desempenho da segurança do trabalho das empresas.
A DEDIX é a única consultoria que possui pesquisas acadêmicos publicadas sobre Cultura de Segurança do Trabalho. E, também é a única consultoria que possui o modelo de Índice de Maturidade de Cultura de Segurança de Alimentos publicado em uma revista acadêmica internacional.